Subida da temperatura mínima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do meio da manhã, gradualmente do litoral para o interior, e períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais frequentes no litoral e a partir do meio da manhã, e…

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte e com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental e nas terras altas até ao final da tarde, formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, que serão de neve nos pontos mais altos da ilha até meio da manhã e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte com rajadas de 70 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, vão variar entre 10 e 13 graus Celsius, no Porto entre 6 e 12, em Vila Real entre 2 e 8, em Viseu e em Bragança entre 1 e 8, na Guarda entre -1 e 3, em Castelo Branco entre 3 e 11, em Évora entre 6 e 12, em Beja entre 7 e 13, em Faro entre 9 e 15 e no Funchal entre 13 e 19.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 10 metros, informou o IPMA.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros.

O aviso laranja entrou em vigor às 21h00 de quarta-feira e termina às 12h00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 21h00 de quarta-feira e as 21h00 de hoje.

Também sob aviso amarelo está a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 metros, entre as 21h00 de quarta-feira e as 21h00 de hoje.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

Lusa/SOL