Quando o Ocidente se converte ao Islão

Muhammad Ali

Quando o Ocidente se converte ao Islão

A mais mediática conversão de um ocidental ao islamismo ocorreu em 1965, quando o campeão do mundo de pesos pesados, Cassius Clay, anunciou a sua adesão ao Islão Sunita. Em 1967 o rebaptizado Muhammad Ali invocou motivos religiosos para recusar combater no Vietname. Na sua esteira, vários pugilistas adoptaram o Islão, entre eles Mike Tyson.

Maurice Béjart 

O coreógrafo que modernizou o ballet, incorporando influências africanas e contemporâneas, converteu-se em 1973, após ter frequentado um grupo esotérico iraniano.

René Guenon

Grande pensador francês e crítico do Ocidente, estudioso da metafísica e das religiões orientais, emigrou para o Cairo, em 1930, após a morte da mulher. Ali se converteu e se casou com a filha de um sheik.

Cat Stevens

Nascido Steven Demetre Georgiu, converteu-se em 1978, adoptando o nome Yusuf Islam. Na sequência da fatwa a Salman Rushdie, o cantor disse a estudantes de uma universidade londrina: «O Corão deixa muito claro: se alguém difama o Profeta, tem de morrer».

Sean Stone

Filho do realizador Oliver Stone, converteu-se quando estava a rodar um filme sobre o poeta Rumi em Isfahan, no Irão. A conversão ao Islão «não significa abandonar o Cristianismo ou o Judaísmo, com que nasci», esclareceu o próprio.

Franck Ribery

Converteu-se para poder casar com a sua paixão de infância, Wahiba, de quem tem duas filhas. Em 2013, quando o Bayern se sagrou campeão, as suas convicções religiosas levaram Ribery a fugir da cerveja atirada pelos espectadores (uma tradição do clube de Munique, a capital da cerveja). Mas Jerome Boateng apanhou-o de surpresa, despejando sobre ele um enorme copo da bebida. O francês terá ficado furioso com o colega, ao ponto de deixar de lhe falar.

Jermaine e Janet Jackson 

Jermaine, um dos Jackson 5, converteu-se em 1989 após uma viagem ao Bahrain. Anunciou a decisão durante a participação no programa Big Brother, onde praticava as orações e jejuns rituais. Disse em entrevista que acreditava que o seu irmão Michael tinha morrido como muçulmano. A fé de Janet é mais recente: remonta a 2013, quando se casou com o magnata da moda Wissam Al Mana. Em 2014 já praticou o Ramadão.

Nicolas Anelka

Adoptou o nome de Abdul-Salam Bilal quando se converteu em 2004. Inicialmente observava rigorosamente o Ramadão, até se aperceber de que a prática poderia estar na origem de lesões.

Jemima Khan

De origem judaica, a modelo e jornalista inglesa abraçou o Islão antes do casamento com a estrela do críquete Imran Khan (de quem viria a separar-se em 2004). «O que começou como curiosidade intelectual evoluiu para a descoberta da verdade universal e eterna que é o Islão».