Bebé nasce ‘grávida’… de gémeos

Uma bebé com uma condição médica rara nasceu na China, num hospital de Honk Kong, ‘grávida’ de gémeos. Com apenas três semanas de idade, a criança teve de enfrentar uma cirurgia para remover os dois fetos, já com oito a dez semanas de gestação, da cavidade abdominal, conta o jornal britânico Metro.

Através de ecografias, os médicos conseguiram verificar que os fetos já tinham braços, pernas, costelas, coluna vertebral e intestinos formados. Um tinha 14,2 gramas e o outro 9,3 – cada um com o seu cordão umbilical.

A cirurgia acabou por decorrer sem problemas e a bebé deixou o hospital oito dias depois.

Esta é uma situação rara (fetus in fetu) que acontece uma vez a cada 500 mil nascimentos em todo o mundo, havendo apenas registo de 200 casos conhecidos, conta ainda a mesma publicação.

O Dr. Yu Kai-man, um especialista em obstetrícia e ginecologia, explicou ser "quase impossível detectar a situação durante as ecografias pré-natais, já que os embriões no interior da bebé eram muito pequenos".

O caso foi relatado ao jornal médico de Hong Kong, que sugere que a origem dos gémeos esteja possivelmente ligada à hipótese de a mãe da bebé ter tido vários abortos.