Vida

YouTube: A exibir-se desde 2005 [vídeo]

Faz dez anos no próximo dia 15 de Fevereiro, mas não foi preciso tanto tempo para se tornar o maior site para carregamento e partilha de vídeos a nível mundial. No YouTube cabe de tudo, desde os tutoriais que ensinam a fazer nós de gravata aos banais vídeos caseiros que mostram as tropelias de um gato ou as gracinhas de um bebé, passando, claro está, pelas ‘estrelas’ da plataforma que hoje ganham a vida com os seus vídeos virais.


A verdade é que, ao fim de uma década, a plataforma transformou-se no maior canal audiovisual do planeta, contabilizando mais de mil milhões de utilizadores e quatro mil milhões de vídeos visualizados por dia. Disponível em 73 países e 61 idiomas, o YouTube recebe a cada minuto 300 horas de vídeo.

Números gigantescos que começaram a ganhar forma a partir do primeiro vídeo carregado neste canal audiovisual. Publicado a 23 de Abril de 2005, e tendo como protagonista um dos três jovens fundadores do YouTube, Jawed Karim, ‘Me at the zoo’ trata-se de uma filmagem banal, de 20 segundos, num jardim zoológico sobre os elefantes e a suas grandes trombas. O vídeo de estreia da plataforma conta com mais de 17 milhões de visualizações, mas ainda está muito longe de bater o mais visualizado de sempre, com dois mil milhões: Gangnam Style, o hit do rapper sul-coreano PSY.  

Recorde-se que ao fim de um ano de lançamento, Karim, juntamente com os outros dois fundadores Chen e Hurley, venderam o canal à Google pela módica quantia de 1,65 mil milhões de dólares (1, 44 mil milhões de euros).

Aqui fica o primeiro vídeo: