Alfie, o homem mais velho da Austrália que faz camisolas para pinguins

Alfred Date é o homem mais velho da Austrália e passa os seus dias de uma forma, no mínimo, peculiar: a tricotar camisolas para pequenos pinguins.

Segundo o Mashable, este ‘trabalho’ começou com a incapacidade deste homem de 109 de recusar pedidos que lhe fazem. E lá está, não conseguiu dizer que não quando duas enfermeiras do lar onde vive, lhe pediram para tricotar camisolas para a Victoria's Phillip Island Penguin Foundation.

‘Alfie’, como é conhecido, aprendeu esta arte sozinho quando lhe pediram, há 80 anos, para tricotar uma camisola para o sobrinho. Hoje em dia, este homem com sete filhos, 20 netos e outros 20 bisnetos ainda recorda o naufrágio do Titanic, em 1912, e da Primeira Guerra Mundial.

Em 2013, esta fundação lançou um apelo para que fossem feitas camisolas para ajudar na sobrevivência de pinguins-azuis, uma espécie localizada na Austrália e na Nova Zelândia, durante os derramamentos de óleo no mar.

As marés negras colam as penas destes animais, fazendo com que água chegue às camadas mais protegidas do seu corpo. Isto faz com que os pinguins tenham mais frio e não sejam capazes de caçar devido ao peso do óleo.

Em 2001, 438 pinguins foram afectados por um derramamento de óleo na Phillip Island – onde estão localizados cerca de 32 mil animais – e, graças a estas camisolas, 96% conseguiram ser reabilitados.

Quanto ao segredo para se viver tantos anos: “Acordar todos os dias de manhã”, afirmou Alfie.