Sony lança o seu primeiro protótipo de óculos inteligentes

A Sony anunciou hoje o lançamento de um protótipo de óculos inteligentes, o ‘SmartEyeglass’, que vai começar a ser comercializado em Março, depois de a Google ter retirado do mercado um dispositivo similar há cerca de um mês.

Sony lança o seu primeiro protótipo de óculos inteligentes

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, a primeira versão destes óculos comercializados pela gigante norte-americana de tecnologia, é destinada especificamente a criadores de aplicações informáticas e pode ser encomendada a partir dos Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha, por 670 euros.

A partir de 10 de Março, também estará à venda para empresas tecnológicas de Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Suécia, referiu em comunicado a Sony, com sede em Tóquio, capital do Japão.

O 'SmartEyeglass' pode ser ligado a 'smartphones' compatíveis e permite visualizar informação, como texto, símbolos ou imagens.

A Sony vai também distribuir um pacote de 'software' para incentivar o desenvolvimento de aplicações específicas para o dispositivo, com o objectivo de comercializar o equipamento, a partir de 2016, para clientes particulares e uso profissional.

O lançamento hoje anunciado pela Sony acontece quase um mês depois de a Google pôr fim à venda o seu protótipo de óculos inteligentes, o 'Google Glass'.

Contudo, a Google disse que iria continuar a trabalhar no aperfeiçoamento do dispositivo para voltar a ser lançado mais tarde no mercado.

A empresa Google encerrou o programa 'Glass Explorer', que durante dois anos permitiu que milhares de pessoas pudessem experimentar os óculos interactivos e incorporar as mudanças sugeridas, e decidiu criar uma unidade separada com a equipa de desenvolvimento do dispositivo.

Lusa/SOL