Ano Novo Chinês: Afinal é cabra ou ovelha?

Sabe-se que arranca na quinta-feira, dia 19, e que há dois animais que podem simbolizar o Ano Novo Chinês: a cabra ou a ovelha. No entanto, não há consenso ainda sobre o animal exacto que deve ser celebrado até Fevereiro do próximo ano.

Ano Novo Chinês: Afinal é cabra ou ovelha?

A agência de notícias chinesa Xinhua escreve esta terça-feira que talvez a ovelha seja o animal mais adequado. Já o jornal South China Morning Post assegura que é o ano da cabra.

A Xinhua vale-se da opinião de um arqueólogo especializado em animais, Yuan Jing, investigador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Segundo ele, as ovelhas começaram a ser domesticadas muito antes das cabras, tendo sido encontrados ossos ou esqueletos ovinos datados de há 5.000 a 5.600 anos. Estes animais foram sendo introduzidos na região de Oeste para Este, através da bacia do rio Amarelo.

Já as cabras apareceram mais tarde, havendo provas arqueológicas da existência destes animais há 3.700 anos no centro do país, na actual província de Henan. Segundo Yuan Jing, tanto as cabras como as ovelhas domesticadas têm origem na região do actual Irão, há cerca de 10.000 anos. E a sua introdução na China é até anterior à circulação comercial na Ásia, conhecida como Rota da Seda.

Quanto ao South China Morning Post, vale-se da opinião de um linguista para justificar a escolha da cabra como o animal certo para o Ano Novo. De acordo com Ho Che-wah, responsável pelo Departamento de Língua Chinesa da Universidade Chinesa de Hong Kong, trata-se apenas de uma confusão relacionada com a tradução de palavras chinesas para outras línguas, nomeadamente o inglês.

Che-wah refere que a tradução dos caracteres chineses para o alfabeto ocidental pode direccionar para cabra, ovelha ou até carneiro, mas é cabra o mais correcto. Para chegar a essa conclusão, o especialista usa exemplos históricos e sociais: na China antiga a cabra era um dos seis animais terrestres comidos pelas pessoas (os outros são cavalo, vaca, porco, cão e galinha). Já as ovelhas eram usadas para aproveitar a lã e não para comer.

Por outro lado, no conjunto dos animais comestíveis, a cabra tinha um estatuto elevado, sendo consumida quase exclusivamente pela aristocracia. Isto leva Che-wah a optar pela cabra como o animal certo para introduzir no Zodíaco Chinês, dando-lhe assim um lugar de maior destaque.

Numa coisa não há dúvida, o ano chinês que agora termina é o do cavalo, seguindo-se à cabra – ou à ovelha, conforme as preferências, já que ambos vão ser representados nas festividades –, em 2016, o macaco. Os restantes animais do Zodíaco chinês são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, galo, cão e porco.

emanuel.costa@sol.pt