Clássico: alguém vai tombar

De candeias às avessas com o Benfica e alérgico a conversas com o FC Porto há quase dois anos, o Sporting vai surgir no Estádio do Dragão, esta tarde (19h15, SportTV 1), como elemento chave na luta entre os dois rivais: se vencer, embala o da Luz para o título; se perder, alimenta a esperança…

Com os pontos que tem em atraso para a liderança e para o segundo lugar, os 'leões' estão fora da corrida – salvo qualquer reviravolta mirabolante e nunca vista -, mas o clássico na Invicta coloca-os em posição de influenciar, talvez de forma decisiva, a recta final do campeonato.

Por momentos, e tendo em conta a classificação actual, os interesses do clube de Alvalade vão estar alinhados com os do Benfica, que torce para que o vizinho da Segunda Circular roube pontos aos 'dragões'. E pontuar é a única maneira de o Sporting não perder de vista o apuramento directo para a Liga dos Campeões, só atribuído aos dois primeiros classificados. Por outro lado, o Sp. Braga segue a quatro pontos de distância e em caso de derrota o Sporting pode sair do clássico com o terceiro lugar ameaçado – e por consequência com o acesso à pré-eliminatória da Champions em risco.

O Benfica esmagou ontem o Estoril por 6-0, a maior goleada da temporada, e ficando em posição privilegiada para 'assistir' ao clássico no Dragão, na expectativa de aumentar a vantagem sobre o perseguidor mais directo para seis ou sete pontos.

Depois da jornada deste fim-de-semana, haverá mais 33 pontos em discussão, sendo que lhe falta defrontar o FC Porto na Luz. É um quadro bastante favorável, embora Pinto da Costa já tenha vindo lembrar que viu “muitos campeões antecipados a terem que assistir depois à festa dos outros”.

O sentido de oportunidade do presidente portista, com o intuito de perturbar a confiança das 'águias', não será muito diferente da tese de Jorge Jesus que mantém o Sporting como candidato ao título. O treinador 'encarnado' sabe que a motivação dos jogadores leoninos será maior se acreditarem que podem ser campeões, ainda para mais num jogo 'encaixado' entre os oitavos-de-final da Liga Europa e as meias-finais da Taça de Portugal (primeira mão no terreno do Nacional, na próxima quinta-feira) – objectivos que ganharam importância em Alvalade face ao atraso na 1.ª Liga.

A luta é a dois e quer na Luz quer no Dragão há essa noção. Esta semana foi bem reveladora. Em resposta às queixas de Julen Lopetegui sobre as arbitragens, com indirectas ao Benfica, José Eduardo Moniz, vice-presidente dos 'encarnados', aconselhou o treinador portista a pedir ao clube o arquivo dos últimos 25 anos; os 'azuis e brancos' reagiram nas redes sociais, com uma fotografia dos vários troféus conquistados nesse período, ao que o Benfica respondeu com uma imagem de várias peças de fruta, ao lado de um apito.

Nada de surpreendente: apesar da aliança entre 'águias' e 'dragões' motivada por interesses comuns na Liga de Clubes, o campeonato entra agora numa fase decisiva. E o FC Porto-Sporting de hoje pode determinar as contas finais.

rui.antunes@sol.pt