Gregos na Alemanha alvos de xenofobia

Um restaurante grego de Dusseldorf tem recebido mensagens de ódio por email devido ao agravamento das tensões políticas entre Berlim e Atenas.

Christina Maria Dora, proprietária do restaurante Platon, publicou no Facebook excertos de um dos emails para denunciar os ataques de que o estabelecimento tem sido alvo.

“Porquê pagar impostos? Porquê trabalhar? O que é confortável é ficar deitadinho ao sol, sobretudo quando os outros é que pagam”, lê-se. “Voltem para a vossa Grécia corrupta, suja e apodrecida”, escreve o autor da missiva, que apela a um boicote a todos os estabelecimentos helénicos na Alemanha.

Em declarações à imprensa germânica, Dora lamenta a atitude. “É uma vergonha sentir-me indesejada depois de 31 anos aqui. Falamos e escrevemos alemão, e pagamos impostos tal como qualquer cidadão alemão. Criámos empregos e construímos a nossa vida aqui”, afirmou.

A Associação Greco-Germânica de Dusseldorf, pela voz da presidente Catherine Yannidakis-Hahne, responsabiliza a comunicação social alemã pelo clima de hostilidade.

“Não se informa com objectividade. Só se ouve sensacionalismo por parte da imprensa”, disse à Deutsche Welle.

Para além dos jornalistas, também a indústria do entretenimento é criticada. Há poucos dias, um programa de humor da televisão alemã retratava o ministro grego das Finanças como um “devorador de bebés” e um inimigo do povo germânico.