Funcionários das Finanças a vasculharem dados dos cidadãos

Quando vi a notícia de que funcionários das Finanças vasculhavam indevidamente dados dos cidadãos, associada à de faltas do Primeiro-Ministro, pensei que eram sobretudo os dados dele os vasculhados.

Afinal não. Os jornais informaram que, dos processos indevidamente vistos, nos departamentos fiscais, apenas 27 casos se referem ao Primeiro-Ministro (com resultados fantásticos), havendo ainda mais 137 trabalhadores que andaram a ver outros processos (com os mesmos resultados soft?). Agradecia-se portanto um esclarecimento mais cabal. Alguém no Fisco anda a querer chantagear cidadãos? Ou as regras do Fisco, pagando por exemplo a quem descobre alguma anomalia, estimulam este género de chantagens? Foi assim que se descobriu a dívida de milhões de Salgado nos impostos – sendo então uma actividade salutar? Temem-se apenas efeitos políticos ou empresariais, relativamente a gente da chamada elite do Poder? Venham os esclarecimentos, que me (nos) fazem falta.

E agora a rusga do Ministério Público pela Segurança Social? Mais o ex-PJ que assaltava e chantageava? Estamos mesmo em mãos horríveis. Sem contar as imperfeições fiscais do nosso primeiro-ministro… que eu gostaria de ver igualmente respeitadas em todos os cidadãos.