Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE concluem reunião com Ucrânia a dominar atenções

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE concluíram hoje a reunião informal de dois dias em Riga, na capital da Letónia, dominada pela situação no leste da Ucrânia e o cumprimento dos acordos de paz.

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE concluem reunião com Ucrânia a dominar atenções

Esta manhã, no segundo dia do encontro, foram discutidos os preparativos para a Cimeira da Parceria Ocidental, que decorrerá em Maio na Letónia, com Ucrânia, Arménia, Geórgia, Bielorrússia, Moldávia e Azerbaijão, e a Política de Vizinhança da UE, que está em revisão.

Já na sexta-feira, os chefes da diplomacia centraram-se na situação da Ucrânia e da Líbia.

No caso da Ucrânia, foi referida a necessidade de reforçar a missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para que possa avaliar cumprimento dos acordos de paz assinados em Fevereiro entre as forças de Kiev e os rebeldes pró-russos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse hoje em Riga que a Rússia concordou que OSCE deve ter acesso ilimitado para monitorar o cessar-fogo no leste da Ucrânia. Os observadores da OSCE poderão ainda aumentar dos actuais 452 para mil elementos.

Quanto as sanções, os ministros escudaram-se a referir o tema até ver como evolui a situação no terreno.

No entanto, esta discussão terá de ser feita em breve entre os Estados-membros, uma vez que as sanções económicas que foram aprovadas em julho do ano passado têm vigência de um ano, pelo que para continuarem em vigor têm de ser renovadas até junho. Tem sido falado que o novo Governo grego poderá pôr obstáculos

No que se refere à Líbia, a UE está a acompanhar as negociações mediadas pelas Nações Unidas entre as diversas facções para formar um Governo de unidade nacional.

Esta reunião informal de dois dias foi presidida pela Alta Representante da EU para a Política Externa, Federica Mogherino, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Letónia, Edgards Rinkevics, uma vez que o país tem a presidência rotativa do Conselho.

Este encontro não teve carácter oficial, pelo que não foi tomada qualquer decisão, mas serviu para trocar pontos de vista, servindo de base ao conselho formal e à cimeira que acontecerão ainda este mês em Bruxelas.

Portugal esteve representado pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães.

Lusa/SOL