Portugal abaixo dos 20 novos casos de Tuberculose por 100 mil habitantes

Portugal vai ficar pela primeira vez abaixo dos 20 novos casos de tuberculose por cada cem mil habitantes, com um total de 1.940 novos casos notificados em 2014, revelou à Lusa a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal abaixo dos 20 novos casos de Tuberculose por 100 mil habitantes

Portugal deixa assim de ser o único país da Europa ocidental com valores de incidência de tuberculose superiores àquele valor.

No entanto, a DGS sublinha que os distritos do Porto e de Lisboa continuam a ter incidências superiores à média nacional, pelo que "a luta contra a tuberculose não pode abrandar".

Segundo dados provisórios, foram até à data comunicados à DGS 1.940 novos casos de tuberculose, o que, atendendo à estimativa da população residente em Portugal de 10.397.315 habitantes (cenário central do INE para 2014), traduz a taxa de 18,7 por 100 mil habitantes.

Mesmo admitindo a possibilidade de haver atrasos de comunicação, e portanto de esta taxa ser revista em alta, "a DGS confirma que a incidência deverá situar-se abaixo de 20 novos casos".

Portugal era, até ao momento, o único país da Europa Ocidental com valores de incidência acima da chamada linha vermelha, "pelo que esta conquista assume especial relevo", considera a DGS.

Lusa/SOL