Índia: Ex-primeiro-ministro intimado por tribunal

Um tribunal indiano intimou hoje o antigo ex-primeiro-ministro Manmohan Singh, acusado numa investigação a adjudicações ilegais por parte do governo de minas de carvão, informaram os ‘media’ locais.

Índia: Ex-primeiro-ministro intimado por tribunal

Manmohan Singh enfrenta alegações de conspiração criminosa, quebra de confiança e outras relacionadas com práticas de corrupção, indicou a agência noticiosa Press Trust of India (PTI).

O Supremo Tribunal da Índia determinou, no ano passado, que se verificaram "falhas" ao nível da legalidade dos procedimentos do governo na concessão de quase 220 explorações de carvão na Índia, fonte responsável por dois terços da produção de energia no país.

Manmohan Singh, que foi primeiro-ministro da Índia entre 2004 e 2014, é a mais elevada figura a ser implicada na investigação.

"O tribunal citou-o como acusado, notificando-o para se apresentar", confirmou fonte do Centro de Investigação Central indiano (CBI) à agência noticiosa francesa AFP sob a condição de anonimato.

Manmohan Singh e outros cinco acusados no caso arriscam prisão perpétua se considerados culpados pela prática de conspiração.

O CBI lançou a investigação depois de um auditor do governo ter acusado, em 2012, o ministério do carvão de subvalorizar as bacias carboníferas na hora de as alocar às empresas, perdendo milhares de milhões de dólares do erário público no processo.

Muitas foram concedidas sob o anterior governo que Singh liderava.

Manmohan Singh foi intimado para comparecer junto do juiz a 08 de Abril, de acordo com a PTI.

Lusa/SOL