Blur actuam no festival Super Bock Super Rock

O grupo pop rock britânico Blur actuará a 17 de Julho, no festival Super Bock Super Rock, em Lisboa, que transita do Meco para o Parque das Nações.

A notícia do regresso do grupo a Portugal foi dada na quinta-feira à noite pela revista Blitz e só confirmada hoje pela organização.

Os Blur, que actuaram no Porto em 2013 no festival Primavera Sound, editam em Abril o álbum "The Magic Whip", o primeiro em mais de dez anos.

"The Magic Whip" é o oitavo álbum da banda e começou a ser gravado na primavera de 2013, em Hong Kong. As gravações acabaram por ficar na gaveta, com cada um dos músicos a seguir o seu caminho, mas, no final de 2014, o guitarrista Graham Coxon voltou aos temas, o vocalista Damon Albarn escreveu as letras, juntaram-se os restantes elementos e o registo ficou pronto.

Com uma imagem gráfica que remete para a China, "The Magic Whip" foi co-produzido por Stephen Street, que participou nos registos anteriores dos Blur.

Os Blur integram o vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree. Surgiram em Colchester, em 1989, e tornaram-se um dos principais nomes da "britpop" da década seguinte, com temas como "Girls & Boys", "Parklife", "Song 2" e "End of century".

Editaram sete álbuns, entre os quais "Modern life is rubbish" (1993), "Parklife" (1994) e "Think Tank" (2003), depois do qual se separaram, com cada um dos músicos a prosseguir percursos distintos, dentro e fora da música.

Voltaram a juntar-se anos depois para concertos esporádicos, entre os quais um espectáculo em 2009, no Hyde Park, em Londres, comemorativo dos vinte anos da fundação da banda e posteriormente editado em DVD.

A 21ª. edição do Festival SBSR acontecerá de 16 a 18 de Julho no Parque das Nações e do cartaz fazem parte Franz Ferdinand com Sparks, Sting, dEUS, Kate Tempest, Perfume Genius, Kindness, Florence and the Machine e Banda do Mar, entre outros.

Lusa/SOL