Proveitos da hotelaria sobem 18% em Janeiro

Os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal subiram 18,1% em Janeiro deste ano face ao mesmo mês de 2014, para 91,4 milhões de euros. Este aumento é também superior ao que se tinha verificado em Dezembro (16,8%).

Todas as regiões do país registaram crescimentos neste indicador, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mas, destaca o instituto, “os aumentos dos proveitos foram mais intensos em Lisboa (+25,8% nos proveitos totais e +24,3% nos de aposento)”. “Norte, Centro e Açores apresentaram igualmente aumentos expressivos”, continua.

“Note-se que nas regiões com crescimentos mais evidentes na actividade turística verificou-se igualmente evolução positiva no transporte aéreo internacional”, evidencia ainda o INE.

No primeiro mês deste ano, a hotelaria nacional recebeu 788 mil hóspedes (+ 12,8% do que no período homólogo), que foram responsáveis por dois milhões de dormidas, ou seja, um crescimento de 13,4%, quando se compara com as estatísticas de Janeiro de 2014.

A procura por parte dos portugueses evoluiu 17,8%. E as dormidas de estrangeiros cresceram 11,2%.

Entre as principais nacionalidades que visitam Portugal, os britânicos cresceram 4% no volume de dormidas em Portugal “que se traduziu numa desaceleração não só relativamente a Dezembro (+9,4%), mas a todos os meses de 2014”.

Já as dormidas de hóspedes alemães aumentaram 18,9%, e as de espanhóis cresceram 12,4%-

Quanto à Receita por Quarto Disponível (RevPAR, indicador que mede a rentabilidade dos estabelecimentos hoteleiros) chegou aos 16,6 euros, um acréscimo de 13,1%.