Sete dicas para ser mais feliz

Ser-se feliz é um dos principais objectivos de vida de qualquer pessoa, mas muitas vezes as pessoas não sabem como atingir uma ‘felicidade plena’.

“Ninguém quer ser feliz hoje, amanhã ou para a semana. Todos queremos ser felizes todos os dias e, por essa razão, temos que saber o que nos faz bem todos os dias”, defende Pedro Brito, director da consultora de recursos humanos Jason Associates.

Para tal, é preciso fazer um esforço diário, analisar o que nos faz feliz e como podemos atingir essa felicidade.

Esta empresa fez uma lista de sete dicas para se alcançar a felicidade, que o SOL dá os pontos essenciais. Faça os possíveis para investir nelas todos os dias!

1.Treinar um estado de autoconhecimento e não um estado de egocentrismo, para compreender verdadeiramente o que se gosta, como nos sentimos perante diferentes situações, como podemos antecipar as nossas emoções, quem nos faz sentir bem e quem não faz.

2. É necessário sermos realistas. Devemos aproveitar e tirar partido das possibilidades que o mundo oferece, lidando com a ambiguidade com agilidade e alguma dose de coragem.

3. Devemos ter a capacidade ver além do óbvio, além do que está à nossa frente, principalmente no que diz respeito à interacção com os outros.

4. É importante sermos empáticos mas sem dramas – quer em ambiente profissional, quer no âmbito pessoal. Situações vividas com dramas transformam-se em crises e conflitos desnecessários. Faça os possíveis para compreender os pensamentos e as emoções das pessoas com quem interage.

5. É importante agradecer, perdoar e eliminar rancor. Uma tarefa que não é fácil mas é de extrema importância. Só assim aumentamos a confiança que temos uns com os outros.

6. Todos temos de sentir que pertencemos a uma comunidade ou estar com pessoas que acreditem no mesmo que nós. O facto de nessas comunidades existirem pessoas diferentes umas das outras, só as torna mais ricas. Aprende-se a respeitar a diferença, algo que nos torna mais completos.

7.No dia-a-dia planeamos muitas actividades profissionais, conversas, tarefas, etc. Mas raramente planeamos, de forma consciente e sistemática, actividades significativas e que influenciem o nosso estado de espírito. Invista mais em si e no que lhe faz bem.