Ferreira de Oliveira e Luís Palha da Silva deixam administração da Galp Energia

O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e o seu vice-presidente, Luís Palha da Silva, vão abandonar os cargos, anunciou hoje a petrolífera.

Ferreira de Oliveira e Luís Palha da Silva deixam administração da Galp Energia

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia adianta que "Manuel Ferreira de Oliveira, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da comissão executiva" e "Luís Palha da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração e da comissão executiva (…) informaram o Conselho de Administração" de que "não pretendiam integrar as listas para qualquer órgão social" da petrolífera na próxima assembleia-geral da empresa, que é electiva, convocada para 16 de Abril.

Ferreira De Oliveira "colaborou com a sociedade ao longo de cerca de 14 anos, primeiro como presidente executivo da Petrogal, tendo, numa segunda fase, sido eleito para liderar a comissão executiva da Galp Energia há cerca de nove anos", lembra a Galp Energia, adiantando que "o longo período de colaboração e as transformações operadas" no grupo petrolífero "sob a sua liderança são merecedores de uma pública manifestação de apreço e reconhecimento pela empresa".

Já Palha da Silva exerceu funções como administrador executivo no último mandato "de forma competente e dedicada, o que merece o agradecimento da empresa", acrescenta.

O Conselho de Administração da Galp Energia deseja a "continuação do sucesso profissional" de Manuel Ferreira de Oliveira e de Palha da Silva "em novas funções que, num outro contexto, venham a desempenhar", conclui a Galp no comunicado.

Lusa/SOL