Há uma coisa que fazemos todos os dias e ‘vale’ ouro

E se lhe dissermos que as suas fezes estão “recheadas” de metais preciosos, nomeadamente ouro? Não, não estamos a brincar. Quem o garante são os cientistas norte-americanos.

As fezes humanas contêm metais como ouro, prata e platina, no valor de milhares de euros, explica a AFP. Um estudo demonstrou que os dejectos de um milhão de americanos podem contar quase 12 milhões de euros.

O único problema é como extraí-los. Algo que seria positivo, tanto para os seres humanos como para o ambiente. Era uma maneira de diminuir a mineração e a libertação de metais para o meio ambiente.

“Há metais em todo o lado: em produtos para o cabelo, detergentes e até em nanopartículas que são colocadas em meias para evitar o mau odor”, explica Kathleen Smith, da US Geological Survey, que integra uma equipa que está a estudar o que contêm os nossos dejectos.

Nos EUA, as milhares de toneladas de resíduos das fábricas de tratamento de águas residuais são utilizadas como fertilizantes nas florestas ou são queimadas ou então são enviadas para aterros sanitários.