Commvault chega a Portugal

A Commvault, uma empresa especialista em software, chegou ao nosso mercado e apresentou-nos o Simpana. Trata-se de um produto de gestão unificada de dados dirigida às empresas. Inclui o Endpoint Data Protection, um conjunto de soluções para responder às exigências de segurança e produtividade, tudo numa nova plataforma. O mérito vai para a capacidade de…

Luis Feitor, Senior Systems Engineer da marca, explica um pouco mais. Apesar de ser uma plataforma única, baseia-se em módulos, que podem ser licenciados individualmente, que analisam, replicam, protegem, arquivam e servem de motor de busca. Exemplo disso é a gestão feita através da tecnologia Intellisnap, o armazenamento e protecção de dados num repositório virtual (cloud) chamado ContentStore e o OnePass, que optimiza a protecção e retenção de arquivos e e-mails. Estes módulos estão todos interligados entre si.

Tem como principal foco o trabalho móvel, aliando a segurança de dados com o backup dos dispositivos. Podemos descarregar informação de um PC, tablet ou smartphone, sendo esta tratada, processada e catalogada. Este software gera critérios automaticamente, encripta e armazena. Uma nota muito positiva é de não precisar de um guru da tecnologia para este processo, graças à interface simples e pensada para a melhor funcionalidade. Nota que a encriptação pode ser gerada pelos usuários, que definem quem, como ou as permissões para os diferentes tipo de acesso. 

Este software já está disponível através de empresa Arrow.

oscar.rocha@sol.pt