ERC ‘chumba’ exoneração de director de informação da rádio pública

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ‘chumbou’ a exoneração do director de informação da rádio pública, Fausto Coutinho, disseram hoje à Lusa fontes intervenientes no processo.

O parecer é vinculativo.

Com o "parecer desfavorável" relativo à exoneração de Fausto Coutinho, que contou com três votos favoráveis e uma abstenção, sendo que um dos membros da ERC não esteve na reunião, a nomeação de João Paulo Baltazar para aquele cargo fica 'congelada', de acordo com as mesmas fontes.

Na semana passada, a 01 de Abril, o Conselho Regulador da ERC tinha aprovado a exoneração e a nomeação da maioria dos directores da RTP, com excepção de Fausto Coutinho, João Paulo Baltazar e Daniel Deusdado, este último que será ouvido na ERC na terça-feira.

Daniel Deusdado foi o nome indicado pelo Conselho de Administração da RTP, liderado por Gonçalo Reis, para novo director de programas da RTP1, director da RTP Informação e director da RTP Internacional.

A 13 de Março, a administração da RTP anunciou a nova estrutura organizativa da empresa, segundo a qual Paulo Dentinho substitui José Manuel Portugal na direcção de informação da RTP, José Arantes fica a liderar a direcção da RTP África, Teresa Paixão é a nova directora de programas da RTP2, enquanto Rui Pêgo fica na direcção da Antena 1, Antena 2 e director da RDP Internacional, e Nuno Reis é o director da Antena 3.

Gonçalo Madaíl assume a direcção da RTP Memória.

A Lusa tentou contactar Fausto Coutinho e a administração da RTP, mas até ao momento não foi possível.

Lusa/SOL