Tsonga tomba gigante Federer nos quartos de final de Wimbledon

Roger Federer foi eliminado pelo segundo ano consecutivo nos quartos de final do Grand Slam de Wimbledon. O feito é ainda mais surpreendente pelo facto de Jo-Wilfried Tsonga, o vencedor da partida, ter alcançado a reviravolta depois do suíço ter vencido os dois primeiros sets do encontro.

o tenista suíço, terceiro classificado do ranking atp, venceu os dois sets iniciais por 3-6 e 6-7, e conseguiu um break point logo no primeiro jogo de serviço do seu adversário.

ao vencer o segundo set, previa-se que roger federer fosse garantir a sua passagem às meias-finais do torneio, sabendo-se que o tenista suíço não tinha perdido nenhum dos últimos 178 encontros em que ganhou os dois sets iniciais.

mas jo-wilfried tsonga, 19.ª lugar no ranking atp, soube contrariar federer em campo e na estatística. o tenista gaulês quebrar por uma vez o serviço do suíço em cada um dos três sets seguintes o que, a par de um total de 63 winners, permitiu-lhe conquistar os três sets sempre pelos mesmos parciais: 6-4.

«joguei de forma incrível, servi de maneira incrível e agora aqui estou, nas meias-finais, e nem posso acreditar», referiu, entusiasmado, no final do encontro.

tsonga pôs assim termo à esperança de roger federer em conquistar o seu sétimo título em wimbledon, que lhe permitiria igualar o recorde do norte-americano pete sampras.

«o maior campeão de sempre [do ténis]» cai assim, pelo segundo ano consecutivo, nos quartos de final de wimbledon e, aos 29 anos, vai passar pela experiência de ainda não ter conquistado nenhum torneio do grand slam esta época. resta-lhe agora apenas o open dos eua para que, em 2011, possa adicionar mais um título aos 16 torneios de grand slam já conquistados.

sol/ap