Nuno Gomes desafia a idade

Se for utilizado frente à Islândia ou à Dinamarca, Nuno Gomes vai tornar-se, aos 35 anos e três meses de idade, o quinto jogador de campo mais velho de sempre a representar a camisola das quinas. Só os históricos António Veloso, Jordão, Manuel Fernandes e Oceano alinharam por Portugal numa fase mais adiantada das suas…

acrescentando os guarda-redes, também damas, silvino, bento e américo tiveram um ‘prazo de validade’ mais dilatado ao serviço da selecção.

outras grandes figuras do futebol português abandonaram bem mais cedo a carreira internacional: simões, chalana e futre deixaram a formação das quinas com 29 anos, eusébio com 31, rui costa com 32 e humberto coelho e figo com 33.

21.º mais veterano das 51 selecções em prova

após dois anos de ausência da selecção nacional, nuno gomes tem agora, à segunda chamada de paulo bento, a melhor oportunidade de voltar a representar o país e entrar nesta galeria de notáveis. «sem o hugo almeida tenho mais possibilidades de jogar, mas o hélder postiga tem correspondido com uma excelente média de golos. estou pronto para ajudar, mas se for ele o escolhido vai estar de certeza à altura», comentou o avançado que esta época trocou o benfica pelo sp. braga a pensar no regresso à selecção nacional.

entre os mais de mil jogadores utilizados por 51 selecções nesta campanha para o euro-2012, apenas 20 entraram em campo com mais idade do que nuno gomes soma hoje. sendo sete deles guarda-redes, jogam todos por selecções menos cotadas do que a portuguesa:_irlanda, arménia, eslováquia, andorra, irlanda do norte, ilhas faroé, bósnia, bielorrússia, luxemburgo, finlândia, hungria, san marino, letónia, croácia, liechtenstein, escócia, noruega e islândia. o_mais velho, com 41 anos, é jakup mikkelsen, o homem que defende a baliza das ilhas faroé.

o terceiro mais velho em fases finais?

caso venha a merecer a confiança de paulo bento e pise os relvados do euro-2012 – assim portugal se qualifique –, nuno gomes passará a ser o sexto jogador mais veterano a representar a selecção nacional, superando, nestes meses até ao euro, oceano, américo e manuel fernandes. excluindo os guarda-redes – damas e bento despediram-se no mundial de 1986 –, tornar-se-á também o mais velho de sempre a actuar na fase final de uma grande competição. «sei que depende muito de mim, dos golos que marcar e do tempo que jogar até lá», disse esta semana.

inalcançável vai permanecer a longevidade de roger milla, que aos 42 anos, quando já gozava a reforma, foi chamado pelo presidente dos camarões a jogar o mundial de 1994. é ainda hoje o maior ancião da história do campeonato do mundo, mas não das qualificações, uma vez que macdonald taylor, guarda-redes das ilhas virgens americanas, alinhou num jogo em 2004 com 46 anos.

em fases finais de europeus, o recorde é do alemão lothar matthaus desde que, em 2000, com 39 anos, perdeu com portugal (3-0), num jogo em que um miúde 24 anos entrou aos 67 minutos. chamava-se nuno gomes.

rui.antunes@sol.pt