O que a sua maneira de ‘teclar’ diz sobre si

Muitos de nós usamos um teclado pelo menos uma vez por dia. O que não sabíamos é que a forma como ‘teclamos’ diz muito sobre o nosso estado mental.

É isso mesmo que defende um estudo realizado por uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.), feito a partir de um computador cujo teclado conseguia perceber se a pessoa que o usava estava mais alerta ou cansada.

Os investigadores focaram-se no tempo em que os dedos do utilizador ficavam a pressionar cada tecla, ignorando o conteúdo do texto em si. Feito a partir de 14 pessoas (sete homens e sete mulheres), os voluntários tiveram de copiar um artigo do Wikipedia quando estavam mais alertas. Depois, foram acordados 80 minutos após terem adormecido para escrever um outro texto.

O resultado da investigação foi este: Quanto mais cansados estavam, mais tempo demoravam a pressionar cada tecla. 

Para os investigadores, este estudo pode ajudar a identificar trabalhadores que estão mais cansados e, consequentemente, menos produtivo. Uma variação deste programa, diz o site Scientific American, pode ajudar a diagnosticar ou a monitorizar doenças neurodegenerativas, como a Doença de Parkinson.