Laboratório volta à cidade-berço

Dotado de um conceito inovador, o Westway Lab Festival desenvolve-se além dos formatos comuns dos festivais, distinguindo-se como uma espécie de laboratório de música, sendo o primeiro no país a juntar o público com os profissionais da área, de forma a criar e a pensar a música, “sobretudo a independente”, disse ao SOL Rui Torrinha,…

De 10 a 18 de Abril, Guimarães será, pela segunda vez consecutiva, o palco do Westway Lab – um festival integrante da família European Talent Exchange Programme (ETEP).

Nomes influentes da área como Keith Harris (manager de Stevie Wonder) são esperados nas talks e conferências PRO durante a semana, mas é no último dia que Sensible Soccers, Noiserv, Blaudzun e Mr. Herbert Quain actuam no Centro Cultural de Vila Flor.

Antes, nos dias 16 e 17, artistas nacionais, como Guillermo de Llera (Primitive Reason), Rafa (The Glockenwise), Victor Hugo (The Moonshiners) e internacionais, Young Karin, Kid Simius e Fabrizio Cammarata, apresentam em showcases as produções únicas resultantes do processo de criação levado ao longo do todo o festival, “transversal do ponto de vista estético”.

“Focamo-nos, sobretudo, na música independente. Não há barreiras estilísticas. Na edição passada tivemos um pouco de tudo, desde música electrónica ao pop acústico. A nossa principal preocupação é a criatividade e originalidade”, resume Rui Torrinha.

simoneta.vicente@sol.pt