Subida da temperatura máxima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões norte e centro de Portugal continental céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã.

Prevê ainda um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, e uma pequena subida da temperatura máxima.

Para a região sul, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior, e uma pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 22 graus Celsius para Lisboa, 18 para o Porto, 19 para Faro, 20 para o Funchal e 17 para Ponta Delgada.

O grupo central dos Açores está sob aviso amarelo do IPMA devido à previsão de chuva e vento pontualmente fortes.

As ilhas do Faial, Pico, Graciosa, S. Jorge e Terceira (grupo Central) estão sob aviso amarelo até às 17:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva que poderão ser forte e a rajadas de vento, segundo informação do IPMA publicado na sua página na Internet.

Para Portugal Continental e para a ilha da Madeira não existe qualquer alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Todo o país com risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Todo o país apresenta hoje risco "alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sua página na internet, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

Lusa/SOL