As temperaturas máximas vão diminuir já esta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã, vento fraco, soprando moderado, de sueste no Algarve até final da tarde e de noroeste…

Está também prevista pequena subida da temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 30 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real e Viseu entre 14 e 29, em Bragança entre 13 e 30, na Guarda entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Portalegre entre 21 e 33, em Évora entre 15 e 34, em Beja entre 16 e 34, em Faro entre 19 e 25, em Santarém entre 14 e 33 e em Setúbal entre 11 e 31.

O tempo quente vai manter-se até quarta-feira, com temperaturas máximas que na região sul podem atingir os 35 graus Celsius, disse hoje à agência Lusa Sandra Correia, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

"O tempo quente vai continuar e, por isso, emitimos aviso amarelo para os distritos de Portalegre, Évora e Beja entre as 00h00 de terça-feira e as 23h59 de quarta-feira", disse Sandra Correia.

"Para início de semana espera-se que as temperaturas máximas rondem os 30 a 34 graus nas regiões do sul, 25 a 30 nas regiões do interior norte e centro e 23 a 27 graus no litoral", adiantou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, estas temperaturas vão manter-se até quarta-feira, altura em que se espera uma mudança nas temperaturas máximas.

"Vamos ter uma alteração no estado do tempo na quinta-feira com uma entrada de ar mais frio. Assim, este calor vai manter-se no início de semana e até quarta-feira. Depois, na quinta, temos um a quebra relativamente às temperaturas e no final da semana vamos ter uma nova subida da temperatura", concluiu.

Todas as regiões do continente, com excepção de Sines, e os Açores apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação UV.

Na sua página na Internet, o IPMA adianta que Santa Cruz das Flores e Horta, na ilha do Faial, Açores, apresentam risco alto, enquanto Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) apresentam hoje risco moderado.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

Ilhas de São Miguel e de Santa Maria sob aviso vermelho com previsão de chuva

As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, nos Açores, estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, do grupo oriental dos Açores, estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e trovoada. Inicialmente o aviso era laranja, mas foi agravado para vermelho.

O aviso vermelho entrou em vigor entre às 07h00 e irá terminar às 15h00, hora em que as ilhas do grupo oriental dos Açores vão ficar sob aviso laranja devido às condições meteorológicas, nomeadamente chuva e aguaceiros.

O aviso vermelho do IPMA prevê uma situação meteorológica de risco extremo, com o organismo a recomendar que a população se mantenha regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Também as ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, do grupo central dos Açores, estão hoje sob aviso amarelo entre as 09h00 de hoje e as 02h59 de terça-feira.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento norte bonançoso a moderado.

Nos grupos oriental e central prevê-se céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento nordeste bonançoso a moderado, tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Face a estas previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoprotecção para estas situações".

Lusa/SOL