México: Crocodilos ‘invadem’ zonas residenciais

As autoridades mexicanas devolveram cinco crocodilos ao seu habitat natural e transportaram um para um centro de conservação, depois de os animais terem sido encontrados nos estados de Tamaulipas, Guerrero e Tabasco, informou a Procuradoria Federal de Protecção Ambiental.

Em comunicado, agência explicou que três crocodilos foram devolvidos ao habitat natural após terem sido retirados das zonas residenciais do município de Tampico, devido às chuvas intensas que atingiram a região na terça-feira.

Segundo os inspectores da Procuradoria, a subida do nível das águas terá estado na origem da presença dos animais.

As autoridades acreditam que dois dos animais saíram da Laguna del Carpintero, tendo por isso sido devolvidos a este lugar, e um terceiro vinha de uma lagoa do município de Madero, pelo que foi aí colocado.

A agência capturou também um crocodilo na barragem Alberto Carrera Torres, do município de Mainero, já que representava perigo para a população vizinha, tendo sido transferido para a zona da barragem Vicente Guerrero.

No estado de Guerrero, os bombeiros entregaram à agência um crocodilo capturado por habitantes na Laguna de Puerto Marqués.

O animal, com 1,60 metros, apresentava algumas lesões, tendo sido transferido para um centro de conservação, onde o seu estado de saúde será avaliado.

Em Tabasco, as autoridades recolheram outro crocodilo encontrado no pátio de uma casa em Medellín y Madero. O animal de 1,20 metros foi libertado no afluente Tabasquillo, perto do local onde foi encontrado.

Lusa/SOL