Entradas no novo Museu dos Coches vão custar seis euros

As entradas no novo Museu Nacional dos Coches, em Belém, que inaugura a 23 de Maio, vão custar seis euros e passam a oito quando estiver concluído o projecto museográfico do edifício, anunciou hoje fonte oficial.

De acordo com um comunicado divulgado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o preço dos bilhetes do novo edifício "será de seis euros, idêntico ao preço praticado até aqui no edifício do Museu Nacional dos Coches no antigo Picadeiro Real", que continuará aberto ao público. 

No Picadeiro Real, as entradas no museu vão custar quatro euros, menos dois que o praticado actualmente, indica a tutela.

O preço de seis euros no novo edifício, desenhado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha – com 78 viaturas XVII ao século XIX – segundo a SEC "manter-se-á em vigor até à conclusão e implementação do novo projecto museográfico, altura em que o preço se fixará nos oito euros".

Quanto ao bilhete conjunto para os dois museus, até à implementação do novo projecto museográfico será de oito euros e com a conclusão passará a dez euros.

Embora a SEC não adiante a data da conclusão do projecto museográfico, sublinha que o novo edifício que acolhe o acervo dos coches "vai abrir com a exposição completa e colocada na sua disposição definitiva e com as condições necessárias ao seu funcionamento e fruição".

Sobre as isenções nas entradas, a tutela indica que o quadro praticado pela Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) mantém-se para os dois museus: serão gratuitas para crianças até aos 12 anos, inclusive.

Também terão entrada gratuita os visitantes desempregados residentes na União Europeia, professores e alunos de qualquer grau de ensino, quando em visita de estudo e mediante marcação prévia, visitantes com mobilidade reduzida e um acompanhante, jornalistas, investigadores e conservadores em exercício das suas funções, entre outras.

Os descontos de 50% também se vão manter nos dois museus para visitantes com idade igual ou superior a 65 anos, com cartão jovem ou cartão de estudante, e famílias numerosas (dois adultos + filhos). 

Manter-se-á, ainda, com 50% de desconto o Bilhete Família, a partir de quatro elementos com ascendência ou descendência em linha recta.

Esta semana, a SEC anunciou que nos dias 23 e 24 de Maio, devido à inauguração, as entradas serão gratuitas e estão planeadas, para a Praça e Auditório do novo Museu, várias actividades para famílias.

O novo Museu Nacional dos Coches é composto por dois edifícios com quatro pisos, e inclui duas salas de exposição permanente, a sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas. 

Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o projecto foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitectos (Brasil), Bak Gordon Arquitectos e Nuno Sampaio Arquitectos (Portugal).

Adjudicado durante o Governo de José Sócrates e finalizado em 2012, o projecto de construção do novo Museu dos Coches destinou-se à execução das contrapartidas do Casino Lisboa, num investimento de cerca de 40 milhões de euros.

O actual Museu dos Coches, instalado no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, foi criado por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I, em 1905.

O museu reúne uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa. 

O Museu Nacional dos Coches é um dos mais visitados do país, tendo recebido em 2014 um total de 206.887 visitantes.

Lusa/SOL