Hoje celebra-se o Dia dos Museus

O Dia Internacional dos Museus vai decorrer hoje com 430 atividades, entre concertos, visitas guiadas e ateliês, em 70 museus do país, coordenados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). 

Hoje celebra-se o Dia dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é dedicado este ano ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável.

"Museus para uma sociedade sustentável" é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O programa integra anualmente espetáculos de teatro, música e dança, palestras, maratonas de leitura e ateliês para crianças, entre outras iniciativas.

Em declarações à agência Lusa sobre as celebrações, Nuno Vassallo e Silva, diretor-geral do Património Cultural, o objetivo é refletir sobre "em que media os museus, conservando, expondo, dialogando com as suas coleções, contribuem para uma maior consciencialização para preservar, encontrar um equilíbrio com o meio ambiente e qual a resposta que cada um deve dar às transformações que nos rodeiam".

Sobre o facto de o dia 18 de maio calhar este ano a uma segunda-feira — dia em que os museus costumam estar fechados – o responsável assinalou que foi decidido manter a data oficial, em vez de a antecipar para domingo.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou uma greve nacional, às horas extra, para hoje, apontando que "os trabalhadores do setor chegam a fazer 18 horas seguidas de trabalho, numa clara violação de todos os normativos legais, relativos à duração diária de trabalho, à laboração contínua e ao trabalho extraordinário".

Lusa/SOL