Os abraços podem ajudar com os sintomas de gripe

Abraçar alguém, ou ser abraçado, é praticamente uma rotina de qualquer pessoa. O que talvez não saiba são os benefícios que ‘este pequeno gesto’ tem, tanto a nível psicológico como físico.

Um estudo realizado pela Carnegie Mellon University, citado pelo site Association for Psychological Science, concluiu que os abraços podem impedir as pessoas de ficarem doentes, uma vez que ficam menos susceptíveis a infecções. Isto deve-se ao facto de se sentirem socialmente mais apoiadas, o que, por sua vez, faz diminuir os seus níveis de stress.

Foram analisadas cerca de 400 pessoas saudáveis, com o objectivo de concluir se aquelas que tinham uma maior percepção de apoio social apresentavam menor risco de doenças ligadas a conflitos pessoais, como a depressão e ansiedade.

Estas pessoas foram ainda infectadas com uma estirpe do vírus da gripe e monitorizadas para se verificar os efeitos que os abraços poderiam ter. Concluiu-se que os participantes infectados que sentiam mais apoio e que recebessem mais abraços, tinham menos sintomas.

“Ser abraçado por uma pessoa de confiança pode actuar como um meio eficaz para transmitir apoio social e quanto mais abraços receber, menos sintomas de stress tem”, afirmou o investigador Sheldon Cohen.

“Aqueles que recebem mais abraços estão mais protegidos de infecções”, concluiu.