Rita Ferro Rodrigues e Iva Domingues atacadas no Facebook

As apresentadoras Rita Ferro Rodrigues e Iva Domingues foram alvo de várias críticas. Em causa está uma publicação na página do Facebook do projecto Maria Capaz.

As mentoras do projecto convidaram os seguidores da página a criarem um logótipo para a sua página: “Designers portugueses, ilustradores, artistas gráficos – Este desafio é para vocês! Se a Maria Capaz fosse um símbolo gráfico… Um logótipo… Como seria? Já temos um nome… agora precisamos de um símbolo que seja identificativo, muito próprio… que represente quem somos. Este símbolo será usado na criação de um novo logótipo”.

Várias pessoas sentiram-se indignadas por a publicação não fazer referência a qualquer tipo de remuneração. "Exactamente o que eu pensei… Anda tudo à caça das borlas", escreveu uma seguidora das páginas.

 As apresentadoras acabaram por apagar o post e publicar um texto como resposta às críticas. 

“Esta manhã lançámos um desafio aos designers no sentido de criarem um símbolo Maria Capaz. O projecto vencedor seria remunerado. Surgiram algumas críticas no sentido de ser injusto não pagar a todas as pessoas que concorressem com os seus trabalhos. Esta é uma plataforma colaborativa e viva e nós ouvimos atentamente a opinião de quem nos segue. Infelizmente, não nos é possível remunerar todas as pessoas que apresentem trabalhos para avaliação. Pedimos desculpas a todos aqueles que gostariam de participar, mas iremos desenvolver este projecto internamente e sem a interacção da comunidade. Obrigada a todos”, esclareceram.

 

“Maria Capaz cancelou o concurso. Maria é incapaz de assumir que errou. Mas Maria é Capaz de dizer que a culpa é de quem criticou”, reagiu um dos seguidores da página.