Acusados de matar homem em Vila Franca de Xira julgados em Junho

Dois arguidos acusados de matar um homem no concelho de Vila Franca de Xira e de tentarem matar outro na Amadora, no ano passado, começam a ser julgados em Junho no Tribunal de Comarca Lisboa Norte, em Loures.

Os suspeitos, que se encontram em prisão preventiva ao abrigo do processo, estão acusados pelo Ministério Público (MP) de dois homicídios, um na forma tentada, de sequestro e de detenção de arma proibida. O início do julgamento está marcado para as 14:00 de 15 de Junho.

O despacho de acusação do MP sustenta que os arguidos se encontraram com uma das vítimas a 19 de Abril de 2014, no Parque das Nações, em Lisboa, "a fim de lhe exigir a entrega de notas forjadas de acordo com o que tinham combinado anteriormente", depois de terem pago 3.000 euros a um conhecido desta vítima pelo fabrico das notas.

Como os arguidos não obtiveram nem o fabrico das notas nem a devolução do dinheiro, "entraram na viatura do ofendido, amarraram-no no banco da frente e dirigiram-se para a zona da Amadora", o bairro do Zambujal. Aí chegados, "forçaram-no a telefonar" à outra vítima a pedir que fosse ao seu encontro, refere a acusação.

Quando a segunda vítima se aproximou da viatura, e como não tinha feito a entrega do dinheiro, "um dos arguidos encostou-lhe a arma de fogo e disparou, provocando-lhe lesões permanentes e graves".

De seguida, os suspeitos colocaram-se em fuga numa outra viatura.

"Assim circularam com ela [vítima] até local ermo da zona de Vila Franca de Xira, na Recta do Cabo, onde pararam, saíram da viatura e disparam quatro tiros contra esta vítima que mantinham amarrada no interior do veículo. Abandonaram a viatura deixando a vítima no seu interior e já morta", relata a acusação.

Fonte policial disse, na ocasião, à agência Lusa que as autoridades foram alertadas cerca das 04:00 por um segurança de uma das propriedades agrícolas existentes no local para a existência de um veículo, estacionado na Estrada do Camarão, com uma pessoa lá dentro.

Os arguidos agiram com "frieza de ânimo, desprezo pela vida humana e premeditação", segundo o MP.

O homem que sobreviveu tem 30 anos enquanto a vítima mortal tinha 27 anos. Os dois arguidos, de 24 e 36 anos, estão detidos no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Após determinar a ligação entre os dois casos, a Polícia Judiciária deteve um dos suspeitos, a 01 de agosto, quando este se preparava para abandonar o país.

O outro suspeito foi detido ao abrigo de um mandado de captura internacional na Bélgica, para onde tinha fugido após os crimes, tendo sido posteriormente extraditado para Portugal.

Os arguidos requereram a abertura da instrução, mas o tribunal decidiu pronunciá-los para irem a julgamento nos exactos termos da acusação do MP.

Lusa/SOL