Realizador pede desculpa pela actriz que escolheu

O realizador norte-americano Cameron Crowe pediu desculpa ao público pela escolha de Emma Stone para actriz principal do seu mais recente projecto, Aloha. No filme, que estreou na semana passada nos Estados Unidos, a loira actriz de Birdman representa Allison Ng, uma personagem com ascendência havaiana e asiática.

As críticas começaram cedo, com muitas pessoas a porem em causa a escolha de Stone para o papel, mas também a criticarem o próprio filme. Aloha teve apenas 10 milhões de dólares em receitas no fim-de-semana de estreia, ficando-se pela sexta posição. “Devemos desistir de Cameron Crowe? Questionou até o site The há dois dias, no título de um artigo sobre o filme.

Cameron Crowe reagiu esta terça-feira às críticas, usando o seu blogue The Uncool, para tentar explicar a difícil escolha da actriz. Segundo o realizador, um dos grandes dilemas de Allison Ng é o facto de ter várias ascendências e não se parecer com nenhuma. Crowe acaba, no entanto, por pedir desculpa: “Ouvi as vossas palavras e desapontamento e faço um sincero pedido de desculpas a todos os que sentiram que foi uma escolha estranha ou desajustada”. Pede também que as críticas não sejam direccionadas para Emma Stone, não lhe poupando os elogios e lembrando que a escolha foi dele e pensada logo no início do projecto.

Além da jovem actriz – que contracenou com Michael Keaton em Birdman, filme que ganhou quatro Óscares este ano – Aloha conta com Bradley Cooper noutro papel de destaque, e ainda Rachel McAdams, Bill Murray, John Krasinski e Alec Baldwin. Esperava-se que fosse um dos sucesso do início do Verão, mas está ainda longe de atingir os cerca de 40 milhões de euros que custou.

Aloha gira em torno da paixão que nasce no Havai entre Brian Gilcrest (Bradley Cooper), um ex-militar a trabalhar no sector da Defesa como subcontratado, e Allison Ng, uma piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Em Portugal, a estreia do filme está prevista para 10 de Setembro.

emanuel.costa@sol.pt