Sonda Rosetta estabelece segundo contacto com módulo na superfície de cometa

A sonda espacial Rosetta estabeleceu hoje um segundo contacto com o módulo Philae na superfície do cometa 67/P, pondo fim a uma letargia de quase sete meses nas comunicações entre os dois aparelhos.

Sonda Rosetta estabelece segundo contacto com módulo na superfície de cometa

Este novo sinal ocorreu por volta das 06h30 horas de Lisboa, difundiu a 'France 2', salientando que o módulo Philae, que no dia 12 de novembro de 2014 pousou na superfície do cometa 67P/Churymov-Gerasimenko, "está completamente desperto".

O módulo permite observar que esse cometa se encontra em "plena efervescência", libertando gases e poeiras para o espaço, disse o presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) francês, Jean-Yves Gall.

O módulo Philae está a 320 milhões de quilómetros da Terra, pelo que as suas transmissões demoram 17 minutos a chegar. 

Nas últimas semanas a equipa científica da missão Rosetta já tinha prognosticado que o módulo poderia despertar em junho, à medida que o cometa se aproximasse do Sol e este alimentasse as baterias solares do Philae.

A sonda Rosetta foi lançada em março de 2004, e está a orbitar o cometa 67/P desde o ano passado. O módulo de aterragem Philae possui instrumentos a bordo que incluem dois sofisticados medidores magnéticos

Em novembro de 2014 ao pousar no 67/P, a 500 milhões de quilómetros da Terra e após uma viagem de 10 anos, o Philae tornou-se o primeiro objeto de fabrico humano a pousar num cometa.

Lusa/SOL