A Nutella é inimiga do ambiente?

A ministra francesa do Ambiente, Ségolène Royal, numa entrevista ao Canal+, incentivou ao não consumo de Nutella, doce fabricado pela grande empresa de chocolate italiana Ferrero.

A Nutella é inimiga do ambiente?

A causa para este pedido insólito é deflorestação causada pela exploração massiva do segundo principal ingrediente da Nutella (20% da composição total), o óleo de palma. “É necessário replantar árvores massivamente porque houve um deflorestação também massiva que contribui para o aquecimento global” disse a ministra no canal francês, acrescentando: “É preciso deixar de comer Nutella, por exemplo, porque foi [a produção do] óleo de palma que substituiu as árvores. E isso levou a danos consideráveis”, sugerindo a escolha de "outros ingredientes".

Entretanto, Ségolène já veio pedir “mil desculpas” pelo comentário.

Segundo o The Guardian, este o óleo é produzido na maioritariamente Indonésia e na Malásia – mas também na África, Ásia, América do Norte e América do Sul -, onde já foram destruídas várias florestas para as plantações das palmeiras que o produzem. O óleo de palma é um ingrediente muito utilizado na indústria alimentar e de cosméticos.

O ministro do ambiente italiano reagiu prontamente a estas ‘acusações’. “Ségolène Royal é preocupante. Deixe os produtos italianos em paz. Hoje para o jantar… temos pão com Nutella”, disse Luca Galletti.

O comentário da número 3 do Governo francês aconteceu num momento de tensão entre os dois países, depois de França se ter recusado a deixar entrar um grupo de migrantes que estão na cidade fronteira italiana de Ventimiglia.

Na terça-feira, sem se referir directamente à ministra, a companhia italiana respondeu garantindo ter consciência da situação ambiental decorrente da exploração do óleo de palma e tendo-se comprometido a regular, de forma responsável, o seu consumo.

Há dois anos e meio, alguns membros do Senado francês tentaram impor uma taxa de 300% sobre este óleo, cuja produção qualificavam como prejudicial para o ambiente. A proposta foi rejeitada.