Sabe qual é a marca chinesa mais valiosa?

A Tencent, proprietária da popular aplicação WeChat, é a mais valiosa marca chinesa, à frente do grupo de comércio eletrónico Alibaba e dos maiores bancos estatais do país, segundo um estudo citado pelo China Daily.

O valor atribuído à Tencent (76.000 milhões de dólares) excede o do Facebook, Amazon, Disney, Vodafone e de outras marcas mundialmente famosas, concluiu a empresa de marketing e publicidade norte-americana Millward Brown.

A lista das "Cem marcas mais valiosas do mundo", elaborada anualmente por aquela empresa, é encabeçada pela Apple, seguida da Google, Microsoft e sete outras marcas norte-americanas.

Qualquer daquelas três marcas vale mais de 115.000 milhões dólares e no caso da Apple, cuja cotação subiu 67% no último ano, o valor é de 246.992 milhões de dólares – mais do que o Produto Interno Bruto de Portugal em 2014, estimado em 173.053 milhões de euros (cerca de 200.000 milhões de dólares).

Lançado em janeiro de 2011, o WeChat (Weixin, em chinês) – plataforma digital que permite a comunicação e partilha gratuitas de texto, voz, fotografia e vídeo – tem hoje cerca de 550 milhões de utilizadores.

A Tencent – criada em 1998 em Shenzhen, sul da China – ocupa o 11.º lugar da referida lista, dois lugares acima do grupo Alibaba, a segunda melhor marca chinesa. 

O China Mobile figura no 15.º lugar e Baidu, o mais conhecido motor de busca chines, ocupa a 21.ª posição.

Entre as dez mais valiosas marcas chinesas há ainda quatro bancos estatais, uma seguradora e a petrolífera Sinopec.

Segunda economia mundial, a seguir aos Estados Unidos da América, a China é também o maior exportador do planeta.

No final de 2014, a população online chinesa chegou aos 649 milhões, 86% dos quais acedem à Internet através de dispositivos móveis, sobretudo 'smartphones', e cresceu em média cerca de 2,9 milhões por mês.

Lusa/SOL