Cultura

Loulé recebe o 12.º Festival MED

Daqui a um par de horas, Loulé torna-se, pelo 12.º ano consecutivo, o grande palco do Festival MED. Num encontro entre a música, a gastronomia, o artesanato e outras manifestações artísticas e culturais, as ruas do centro histórico da cidade algarvia já estão preparadas para receber os visitantes deste festival que está em cartaz até ao próximo domingo. 

Além de sete palcos, onde actuarão nomes nacionais e internacionais, num total de 42 concertos, a edição deste ano destaca o fado e a dieta mediterrânica como principais atracções. Hoje, por exemplo, cabe à fadista Carminho abrir as hostilidades do palco Matriz, um dos principais do recinto, em conjunto com o Cerca e o Castelo. Os palcos Bica e Arco receberão a oferta mais alternativa do festival, enquanto os apreciadores de música clássica têm lugar reservado na igreja matriz da cidade, com espectáculos com início às 19h30. A este MED Classic junta-se, este ano, o MED Fado, com os claustros do convento transformados em casa de fadistas locais.  

A gastronomia pautar-se-á pela dieta mediterrânica, com muitos dos restaurantes louletanos a oferecerem menus inspirados nesta alimentação, além da presença já habitual de países como a Espanha, Marrocos e a Grécia. O artesanato, com expressão internacional, vai percorrer cerca de 100 expositores, onde os têxteis e a bijutaria de diversas culturas estarão em maioria. Exposições, artes plásticas, dança e workshops também ajudam a compor o MED deste ano, além do espaço kids que terá à disposição vários monitores, entre as 20h e 24h, todos os dias, para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

Recorde-se que a 1.ª edição do Festival MED aconteceu em 2004, inserida no programa ‘Loulé, Cidade Anfitriã do Euro 2004’, e teve como objectivo promover a oferta turística e revitalizar a sua zona histórica. Tal como o nome indica, começou por celebrar essencialmente a cultura dos países da bacia mediterrânica, mas ao longo dos anos foi alargando horizontes para o resto do mundo.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Cine-Teatro Louletano, na página da internet – onde está toda a programação do evento - e no próprio local. O diário tem um custo de 12 euros, o bilhete festival (com acesso aos três dias) de 30 e, por fim, o diário familiar (dois adultos e duas crianças até aos 16 anos), 25. Para menores de 12 anos a entrada é gratuita. O recinto estará aberto, todas as noites, entre as 19h e as 4h.