Loulé recebe o 12.º Festival MED

Daqui a um par de horas, Loulé torna-se, pelo 12.º ano consecutivo, o grande palco do Festival MED. Num encontro entre a música, a gastronomia, o artesanato e outras manifestações artísticas e culturais, as ruas do centro histórico da cidade algarvia já estão preparadas para receber os visitantes deste festival que está em cartaz até…

Além de sete palcos, onde actuarão nomes nacionais e internacionais, num total de 42 concertos, a edição deste ano destaca o fado e a dieta mediterrânica como principais atracções. Hoje, por exemplo, cabe à fadista Carminho abrir as hostilidades do palco Matriz, um dos principais do recinto, em conjunto com o Cerca e o Castelo. Os palcos Bica e Arco receberão a oferta mais alternativa do festival, enquanto os apreciadores de música clássica têm lugar reservado na igreja matriz da cidade, com espectáculos com início às 19h30. A este MED Classic junta-se, este ano, o MED Fado, com os claustros do convento transformados em casa de fadistas locais.  

A gastronomia pautar-se-á pela dieta mediterrânica, com muitos dos restaurantes louletanos a oferecerem menus inspirados nesta alimentação, além da presença já habitual de países como a Espanha, Marrocos e a Grécia. O artesanato, com expressão internacional, vai percorrer cerca de 100 expositores, onde os têxteis e a bijutaria de diversas culturas estarão em maioria. Exposições, artes plásticas, dança e workshops também ajudam a compor o MED deste ano, além do espaço kids que terá à disposição vários monitores, entre as 20h e 24h, todos os dias, para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

Recorde-se que a 1.ª edição do Festival MED aconteceu em 2004, inserida no programa ‘Loulé, Cidade Anfitriã do Euro 2004’, e teve como objectivo promover a oferta turística e revitalizar a sua zona histórica. Tal como o nome indica, começou por celebrar essencialmente a cultura dos países da bacia mediterrânica, mas ao longo dos anos foi alargando horizontes para o resto do mundo.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Cine-Teatro Louletano, na página da internet – onde está toda a programação do evento – e no próprio local. O diário tem um custo de 12 euros, o bilhete festival (com acesso aos três dias) de 30 e, por fim, o diário familiar (dois adultos e duas crianças até aos 16 anos), 25. Para menores de 12 anos a entrada é gratuita. O recinto estará aberto, todas as noites, entre as 19h e as 4h.