Syriza confiante na realização do referendo

O principal partido que apoia o atual Governo grego, o Syriza, está confiante de que o referendo sobre o acordo proposto pelos credores vai realizar-se, antecipando a sua aprovação na votação que vai hoje decorrer no parlamento helénico.

Syriza confiante na realização do referendo

"Apesar de a votação ser à meia-noite em Atenas [22:00 em Lisboa], confirma-se a realização do referendo com os votos favoráveis do Syriza, do seu parceiro de coligação, o partido Gregos Independentes, e do Aurora Dourada", avançou hoje à agência Lusa fonte do Syriza.

Já a Nova Democracia, o PASOK e o To Potami vão votar contra, e o Partido Comunista Grego vai abster-se, segundo a mesma fonte.

"A Nova Democracia apresentou uma moção a dizer que não havia legitimidade constitucional para levar a realização do referendo a votação no parlamento, mas a mesma foi rejeita por todos os outros partidos", adiantou.

A mesma fonte disse ainda que o PASOK defendeu a realização de eleições antecipadas para evitar a realização do referendo.

O Eurogrupo rejeitou hoje estender o atual plano de resgate à Grécia, que termina na próxima terça-feira, segundo fontes diplomáticas.

O Eurogrupo foi surpreendido na sexta-feira à noite com o anúncio, pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, da realização de um referendo a 05 de julho, para que o povo grego decida se aceita, ou não, o acordo proposto pelos credores – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu. 

O pedido da Grécia para estender o programa tinha como objetivo dar tempo de haver uma decisão do povo grego. 

Além de terminar o programa de resgate, na próxima terça-feira expira o prazo para a Grécia reembolsar quase 1.600 milhões de euros ao FMI.

Lusa/SOL