Sociedade

Foguetão da SpaceX explode após lançamento

O foguetão Falcon da SpaceX, com uma cápsula Dragon a bordo para abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu hoje pouco depois da descolagem na Florida, no primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos.

 

"O lançador explodiu", disse o comentador da televisão da agência espacial norte-americana (NASA), que transmitia em direto o lançamento.

Pouco depois um comentador da SpaceX disse que a transmissão vídeo com o Falcon 9 tinha sido interrompida, precisando que se tinha registado "uma anomalia durante a primeira parte do voo".

"Parece que houve um problema com o 'primeiro andar' do foguetão" antes da separação do resto do lançador, indicou.

Na rede social de mensagens curtas Twitter, o diretor executivo da SpaceX referiu "demasiada pressão no reservatório de oxigénio líquido do último andar do foguetão".

A cápsula Dragon, que deveria chegar na terça-feira de manhã à Estação Espacial Internacional (EEI), transportava perto de duas toneladas de material, alimentos e vestuário para a tripulação.

Esta era a sétima missão de reabastecimento da EEI efetuada pela SpaceX para a NASA, das 12 previstas no âmbito do contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). As seis missões anteriores foram um sucesso.

Lusa/SOL