Um gira-discos especial

Se para muitos um disco de vinil não passa de uma recordação ou uma peça de ‘plástico’, para muitos é algo valioso, um bocado de história. E não só do próprio vinil, mas da essência, do que significa ou do que transmite. E felizmente há empresas que não o esquecem.

É o caso da Gramovox. Esta empresa sediada em Chicago divulgou este invulgar gira-discos: o Floating Record Vertical Turntable.

Mas o que o difere? Podia ser a construção manual, a qualidade sonora, etc… mas não, é a sua posição de funcionamento. É aqui que reside a maior diferença, já que se vale essencialmente do pedestal em acrílico para suportar o vinil na vertical.

Na vertical está também o braço ajustável em fibra de carbono. Actua em conjunto com um cartucho AT95E Audio-Technica e um cinto (que se assemelha mais a um elástico) ligado ao sistema manual DC que permite alternar entre as 33 ou 45 rotações por minuto.

Já a base, ou corpo, é fabricado em madeira. Trata-se de uma caixa simples e elegante, que vale pelo contraste visual que provoca com o acrílico e o carbono.

No seu interior 'vive' um conjunto de colunas estéreo full-range mas, para aqueles que não dispensam potência sonora, dispõe de saídas RCA com pré-amplificador que permite ligar a um sistema de som. 

oscar.rocha@sol.pt