Lenovo mostra o seu pequeno ‘grande’ PC

Os mini PC’s são um mercado em clara expansão. Porquê? Em primeiro lugar pelas enormes possibilidades e funcionalidades que oferecem e, em segundo lugar, pelo preço.

Um exemplo é o Lenovo Ideacentre Stick 300. Com um preço atraente, permite transformar qualquer monitor ou TV compatível com HDMI num computador Windows plenamente funcional. Não se parece com um PC tradicional, mas a experiência de computação, através da adição de um teclado e rato sem fios, permite aceder a sites, consultar um mail, ver um filme ou simplesmente finalizar aquele trabalho urgente. É um novo 'mundo' que se abre, em qualquer monitor ou na TV antiga.

Certo que as especificações estão longe de ser topo de gama, mas também não comprometem. Num formato que cabe na palma da mão (100x38x15mm) esconde um processador de 2.4Ghz, 32GB de capacidade expansíveis via micro-SD e 2 GB de RAM. A conectividade WiFi, Bluetooth 4.0 e porta USB é o que necessita para estar sempre online e interligado com outros dispositivos.

O seu sistema operativo de base é o Windows 8.1 e a partir de 29 de Julho, fará um upgrade para o Windows 10. Quanto custa? 130€.

oscar.rocha@sol.pt