Rússia faz campanha para que selfies parem de fazer vítimas mortais

O Ministério do Interior russo, alarmado com o aumento de feridos e mortos na tentativa de tirarem selfies únicas, lançou uma campanha de alerta para os perigos de as pessoas se auto-fotografarem em situações de risco, já que a maioria dos casos ocorridos teriam sido facilmente evitados.

A campanha ‘Safe Selfie’ conta com uma sinalética desenhada para chamar a atenção, principalmente dos mais jovens. A tutela explica que tentou representar nestes sinais as situações de risco mais comuns e tenta passar a mensagem de que ‘a tua vida vale mais do que milhões de likes nas redes sociais’.

Quando alguém tenta tirar uma fotografia a si mesmo, fica menos atento, perde o equilíbrio, não olha ao seu redor e perde a noção de perigo. “Façam selfies, mas garantam que estão num local seguro e que a vossa vida não está em risco”, alerta o ministério.

Na Rússia, só em 2015 já foram hospitalizadas cerca de 100 pessoas na sequência de selfies arriscadas. Houve também registo de mortes, como é exemplo o caso de dois jovens que tiraram uma selfie com duas granadas na mão que acabaram por explodir.