Tsipras. Proposta de Atenas inclui ‘solução para problema da dívida’

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, adiantou hoje através da rede social Twitter que a proposta que a Grécia vai apresentar brevemente aos credores inclui “uma solução para o problema da sustentabilidade da dívida”.

Tsipras. Proposta de Atenas inclui ‘solução para problema da dívida’

A proposta que Atenas "inclui um compromisso para que se inicie uma discussão aberta sobre a solução para o problema da sustentabilidade da dívida pública grega", escreveu Tsipras na sua conta na rede social Twitter.

O líder grego, que participa num debate no Parlamento Europeu sobre a questão da Grécia, destacou ainda que as propostas do seu executivo para financiar as obrigações e restruturar a dívida da Grécia "não irão sobrecarregar os contribuintes europeus".

A dívida pública grega representa cerca de 180% do Produto Interno Bruto, ou seja, quase o dobro da riqueza produzida no país.

O fundo de resgate da zona euro recebeu hoje o pedido formal da Grécia de um terceiro programa de ajuda financeira, de acordo com fonte oficial, citada pelas agências de notícias. 

Após o recebimento do pedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, deverá ser convocado em seguida uma reunião por teleconferência do grupo de trabalho do Eurogrupo.

Até quinta-feira, Atenas deverá dar conta das reformas que está disposto a tomar em troca de um novo pacote financeiro. 

Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Lusa/SOL