Hollande: Saída da Grécia da zona euro é um recuo da Europa

O Presidente francês, François Hollande, disse hoje, em Bruxelas, que tudo fará para que a Grécia fique na zona euro, sendo que a saída significa que a União Europeia recua em vez de avançar.

Hollande: Saída da Grécia da zona euro é um recuo da Europa

"A França fará tudo para que se chegue hoje a um acordo que permita à Grécia ficar na zona euro e à Europa avançar", disse Hollande à entrada para uma reunião dos líderes da zona euro.

"Não há 'Grexit' provisório – ou há a Grécia na zona euro, ou fora dela, mas, então, teremos uma Europa que recua em vez de avançar e, isso, eu não quero", salientou ainda.

O Presidente francês disse também que "o problema é saber se amanhã [segunda-feira] a Grécia ainda pertence à zona euro, o problema é a Europa".

"Temos de defender os nossos interesses, não os nacionais mas os europeus, o que temos em comum", acrescentou.

Neste momento decorre ainda a reunião entre os ministros das Finanças da zona euro, que foi retomada esta manhã depois de interrompida na última madrugada, em torno de negociações sobre um terceiro programa de assistência a Atenas.

As expectativas relativamente a um acordo são muito reduzidas, com posições ainda divergentes entre os países, sendo esperado que saiam, para já, pedidos de implementação de reformas concretas à Grécia, que poderão ir ao parlamento helénico já esta semana, e propostas para serem discutidas na cimeira da zona euro.

Portugal está representado no Eurogrupo pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque – que não prestou quaisquer declarações à imprensa desde a sua chegada a Bruxelas, no sábado, para dar a conhecer a posição de Portugal -, e, na cimeira do euro, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Lusa/SOL