Vida

O que fazer quando alguém se está a afogar

Durante a época balnear são noticiadas várias mortes por afogamento. Para evitar que casos destes se repitam, existem alguns passos básicos que todos os banhistas devem saber.

O jornalista da NBC Jeff Rossen, citado pelo Huffington Post, falou com Jeff Thompson, um nadador-salvador certificado, e pediu-lhe pequenos conselhos para lidar com situações de pânico. Aqui ficam as principais.

1º) Perceber se a outra pessoa se está a afogar. Os seus pés estarão a abanar como se tentasse subir degraus e os braços estarão abanar-se para cima e para baixo, explica Thompson. A pessoa não vai estar a gritar e “toda a acção vai decorrer debaixo de água. Não se vai ouvir quase nada”.

2º) Peça a alguém para ligar para o 112 ou chamar nadadores-salvadores. Não salte para dentro de água – isso pode levar a que a outra pessoa o puxe para baixo. Se estiver numa piscina, tente usar os seus braços ou algum objecto comprido que tenha à mão para tentar alcançar a pessoa e puxá-la pelos pulsos para fora de água, explica o nadador-salvador.

3º) Se a pessoa deixar de respirar, faça uma massagem de reanimação. Apesar de a maioria das pessoas optar por fazer respiração boca a boca, o melhor é “realizar 100 compressões no peito por minuto”, lê-se no artigo do Huffington Post.