Tempo muito quente em sete distritos

Sete distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre a 02:00 e as 18:00 de hoje, devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Também o arquipélago da Madeira está hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, entre as 02:00 de hoje e até às 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e, durante a tarde, no interior norte e centro e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado do quadrante norte até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, em especial no litoral.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento moderado de nordeste, rodando para norte, sendo fraco nas vertentes sul.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 31 graus Celsius, no Porto entre 17 e 23, em Vila Real entre 18 e 34, em Bragança entre 19 e 36, na Guarda entre 18 e 34, em Castelo Branco entre 19 e 39, em Portalegre entre 22 e 38, em Évora e Beja entre 16 e 39, em Faro entre 23 e 31, em Coimbra entre 16 e 28, em Santarém entre 17 e 31 e no Funchal entre 21 e 27.

Lusa/SOL