Sociedade

Lançado concurso para ligação da A25 entre Vilar Formoso e Espanha

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje o lançamento do concurso público para construção do troço rodoviário que faz a ligação entre a autoestrada A25 e a congénere espanhola, na zona de Vilar Formoso.

A empresa IP refere, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, que a obra, que fará a ligação entre a autoestrada A25 (Vilar Formoso/Aveiro) portuguesa e a autoestrada A62 da Autovia de Castilla (Espanha), tem uma extensão de cerca de 3,5 quilómetros e um preço base de 14,9 milhões de euros.

"O projeto de execução inclui a execução de um nó de ligação a Almeida e Vilar Formoso e também um nó de ligação em Fuentes de Oñoro [Espanha], no qual parte dos ramos de entrada e saída se localizam em território português", indica a fonte.

Segundo a empresa, "será também realizada a construção de um viaduto sobre a Ribeira do Tourão, constituído por dois tabuleiros independentes".

A obra hoje lançada a concurso tem um prazo de execução de 450 dias, prevendo a IP que seja consignada no início do próximo ano.

"A realização deste projeto é considerada como tendo elevado potencial de captação de tráfego, tanto ao nível do transporte de passageiros, melhorando as ligações e acessibilidades da região, mas principalmente ao nível do transporte de mercadorias potenciando as atuais ligações ao Porto e plataformas logísticas de Aveiro e Parques Industriais da Região", refere a IP na nota.

O concurso para construção do troço de autoestrada será financiado pela IP, que admite "a sua posterior concessão a privados".

O comunicado adianta ainda que a concretização do troço final da A25 integra o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+) definido pelo Governo.

Lusa/SOL