Boas notícias para os fãs do Land Rover Defender

O dia fatídico irá chegar – o fim do jipe Defender quadradão, muito semelhante ao que foi lançado em 1948 –, mas não é no final deste ano, como estava previsto. O enorme crescimento das vendas e as incertezas quanto à fábrica para o novo modelo estão na base do prazo mais alargado de produção.

O dia fatídico irá chegar – o fim do jipe Defender quadradão, muito semelhante ao que foi lançado em 1948 –, mas não é no final deste ano, como estava previsto. O enorme crescimento das vendas e as incertezas quanto à fábrica para o novo modelo estão na base do prazo mais alargado de produção.
 
A Jaguar Land Rover já confirmou oficialmente que, pelo menos em Janeiro, a fábrica de Solihull, no Centro de Inglaterra, vai continuar a produzir o Defender. Além disso, o jornal Birmingham Post citou uma fonte da marca a indicar que o mês de Fevereiro ainda será de produção do Defender actual, havendo também rumores internos na empresa a referir a possibilidade de o fabrico continuar em Março e até em Abril.
 
Há duas razões apontadas para esta continuação do fabrico. A mais óbvia é a grande subida nas vendas este ano, sabendo-se há algum tempo que deveria ser o último para o Defender clássico. Depois há a questão da sucessão: não se sabe exactamente quando vai surgir o novo modelo, nem onde será fabricado, mas é uma certeza que visualmente pouco terá a ver com as linhas icónicas do Defender que durante quase 70 anos percorreu – e ‘abriu’ – estradas um pouco por todo o mundo.
 
Em 2014 a Jaguar Land Rover vendeu 17.781 exemplares do modelo todo-o-terreno. Este ano, em apenas seis meses, já saíram da fábrica 11.511, com um crescimento nas vendas principalmente na Europa Continental (40%). Tudo indica que será um ano histórico para o modelo e para a marca, pelo que a empresa britânica deverá tentar capitalizar essa performance ao máximo.
 
Na fábrica de Solihull, perto de Birmingham, nas West Midlands – região berço da Jaguar Land Rover, que alberga várias unidades de produção das duas marcas compradas pelos indianos da Tata em 2008 –  ainda não se sabe se o novo Defender será produzido lá. No entanto, para já o actual modelo está a dar trabalho acrescido. A produção diária de 84 unidades foi aumentada nos últimos meses para 125 carros, de forma a fazer face às encomendas.
 
No final de Junho a Land Rover anunciou a produção do Defender número dois milhões, 67 anos depois de o jipe 4×4 nascido no final da Segunda Guerra Mundial ter começado a ser fabricado, na altura com o nome Land Rover Series. Em 2008, quando estava a comemorar os 60 anos do modelo, a marca fez um estudo e concluiu que 75% dos Defender produzidos desde 1948 continuavam a circular.
 

emanuel.costa@sol.pt