Loulé recebe trail running

Cidade Europeia do Desporto 2015, Loulé recebe no próximo dia 15 de Agosto, na freguesia de Salir, a segunda edição do Ultra Trilhos Rocha da Pena (UTRP), um conjunto de provas de trail running – corrida em trilhos ‘técnicos’, como declives acentuados e zonas montanhosas, de difícil acesso. Promover o interior da região e dar a…

“Este ano vão existir percursos de três distâncias, de 15, 25 e 60 km, além de uma caminhada não competitiva de 15 km. Mas a grande novidade é a introdução do ‘prémio montanha’, um segmento de subida de 400 metros que será cronometrado”, revelou ao SOL Bruno Rodrigues da ATR. Assim, a prova rainha será a Ultra e destina-se aos participantes com um nível de preparação física mais exigente. Em pleno Verão, com o calor a aumentar a dureza da aventura, os atletas terão de correr 60 km de extensão, num percurso com um desnível total de 5.000 metros, em trilhos técnicos, single tracks e subidas longas por caminhos de terra batida, aos quais se seguirão descidas de elevada acentuação.

Menos exigente, mas igualmente desafiador é o Trail Longo, com 25 km de extensão, um desnível acumulado de 1.800 metros, entre single tracks e trilhos técnicos. Para os iniciantes, há duas provas curtas, de 15 km cada uma: o Trail Curto Rocha da Pena, que contempla algumas características dos mais longos e terá um desnível acumulado de 900 metros, e a Caminhada Trail, com um percurso semelhante e que servirá, essencialmente, para os caminhantes poderem observar as paisagens envolventes.

No complexo desportivo de Salir estarão disponíveis, além de postos de apoio e controlo, balneários, animação musical, massagens, fisioterapia e ambulâncias. As inscrições poderão ser feitas até ao dia 9 de Agosto. No ano passado, a 1.ª edição da prova, recebeu 200 atletas, mas para esta edição “o número de participantes deve atingir os 400”, rematou Bruno Rodrigues.