HitchBot ‘morreu’ ao fim de apenas duas semanas nos Estados Unidos

O robô sorridente que percorreu três países, fazendo milhares de quilómetros à boleia de estranhos, não resistiu aos Estados Unidos. A última viagem de HitchBot começou a 17 de Julho em Marblehead, no Massachusetts, e terminou abruptamente em Filadélfia no sábado. O ‘destino’ era São Francisco, milhares de quilómetros para Oeste.

HitchBot ‘morreu’ ao fim de apenas duas semanas nos Estados Unidos

Criado por investigadores da Universidade de Ryerson, no Ontário, Canadá, o HitchBot tinha um ecrã LED que permitia sorrir e fazer algumas expressões, bem como responder a perguntas simples e fazer piadas, cantar ou até contar curiosidades. Além disso, a cada 20 minutos tirava uma fotografia que, após a autorização das pessoas que o transportavam, era publicada na sua conta nas redes sociais. Saber se os robôs podem ‘confiar’ nos humanos era um dos objectivos dos investigadores por trás do projecto.

No ano passado o pequeno robô foi ‘deixado’ na Nova Escócia, na Costa Este do Canadá, e percorreu cerca de 5.800 quilómetros até chegar a Victoria, na Costa Oeste do país. Atingiu o destino no dia 21 de Agosto, apenas 26 dias e 19 boleias depois do início da viagem.

Já este ano, em Fevereiro, demorou apenas dez dias a atravessar a Alemanha, passando por cidades como Berlim, Munique, Colónia e Hamburgo. Depois disso, segundo os seus criadores, o HitchBot ainda passou 18 dias de ‘férias’ a passear pela Holanda. Foi em Junho último.

No dia 17 de Julho o robô – um cruzamento entre um balde de tinta com braços e pernas, o robô d’A Guerra das Estrelas R2D2 e a personagem de animação Spongebob – foi largado em Marblehead, no estado do Massachusetts. O objectivo era que chegasse ao museu da ciência Exploratorium, em São Francisco. Não havia previsão de data, mas esperava-se que passasse por Times Square, em Nova Iorque; o Millennium Park, em Chicago; o Monte Rushmore, no Dakota do Sul; e o Grand Canyon, no Arizona.

Sabe-se que nos primeiros dias o HitchBot conseguiu andar de barco em Gloucester, depois visitou vários locais turísticos de Boston e até assistiu a um jogo de baseball dos Red Sox. Também passou de facto por Times Square e até recebeu boleia de uma celebridade: Jesse Wellens, conhecido pelos seus vídeos do YouTube.

Sabe-se que Wellens o deixou em Elfreth’s Alley, alegadamente a rua mais antiga dos Estados Unidos, em Filadélfia. Isto foi no final da semana passada, e no sábado já estava a ser partilhada a imagem do robô destruído. A última mensagem oficial no Twitter do robô era: “A minha viagem vai ter de terminar por agora, mas o meu amor pelos seres humanos nunca vai desaparecer”.

emanuel.costa@sol.pt